Image

A apresentação do TCC é uma etapa muito importante para a formação de profissionais capacitados. Mas, esta etapa é uma das que mais preocupam os estudantes, pois muitos não sabem nem por onde começar. Fazer uma boa apresentação de slides requerem um pouco de prática, mas não é difícil. Pensando nisso, desenvolvemos um pequeno manual (com dicas de formatação, quantidade de textos recomendada, entre outros; e uma apresentação de slides com dicas de como fazer uma apresentação de dez minutos) para auxiliar no desenvolvimento de slides — que transmitam suas ideias com maior eficácia. Confira!

Sobre o conteúdo da apresentação de TCC

• Faça um planejamento da sua apresentação: primeiro, decida quais serão os slides, depois comece a prepará-los.
  • Pense muito bem sobre o conteúdo do seu trabalho e exalte somente o que for relevante na sua pesquisa.
  • Lembre-se que exemplos práticos e concretos podem ser fundamentais para o entendimento do público (dependendo do tema da sua apresentação de TCC); evite criar slides meramente teóricos e abstratos, pois o entendimento será mais difícil — pode ser interessante apresentar dados da sua pesquisa em forma de gráficos, diagramas, vídeos, figuras, entre outros. Mas use esses recursos na medida: utilize somente se necessário, ou sua apresentação se tornará cansativa.

Sobre os slides da apresentação de TCC

• Geralmente, há um tempo estipulado para a apresentação (que varia de acordo com a instituição). Apresentações mais curtas (de 15 a 25 minutos, em média), ficam mais próximas de 1 minuto por slide, no máximo.
  • Se você não tem muita experiência falando com o público — consulte um post sobre este assunto, aqui —, é interessante ensaiar o conteúdo que será apresentado e cronometrar o seu tempo — evite ultrapassar o limite estabelecido pela sua instituição.
  • Tenha sempre em mente que nem sempre o local da sua apresentação será favorável. Diversos fatores podem prejudicar a visibilidade dos slides: projetor de má qualidade, projetor inadequado para a sala, sala muito clara, dentre outros. Assim, é importante que os seus slides sejam otimizados para esses casos.
  • Utilize fontes legíveis para textos, títulos e informações contidas nos slides (para mais informações, consulte o nosso manual).
  • Tenha cuidado ao escolher as cores e o padrão de fundo dos slides. Escolha cores que contrastem com a cor do texto (Fundo branco e letras pretas são ideais). Utilize cores mais audaciosas somente se você já conhecer o local da apresentação e o projetor que será usado — geralmente, fundo escuro e letras claras só funcionam se o projetor for excelente e a sala totalmente escura, o que é difícil: portanto, não corra esse risco!
  • Em geral, os slides não devem conter texto corrido. O ideal é que contenham itens (palavras-chave), não frases.
  • Evite uma apresentação de TCC composta apenas por textos. Figuras, gráficos, diagramas e até vídeos (curtos) tornarão o conteúdo mais interessante.
  • Se você incluir figuras, utilize imagens com boa resolução e que preencham todo o slide, de preferência.
  • Evite usar muitas animações e efeitos, em geral. Isso poderá atrapalhar a sua apresentação — Utilize somente quando for necessário e não só porque são “bonitinhas”.
  • Coloque numeração nos slides. Assim, o público poderá falar: “Você pode voltar ao slide 10, por favor?”. Nos programas de apresentação de slides, é possível pular para um slide digitando o seu número e <Enter>.

Outro ponto importante: Utilize o corretor ortográfico e evite erros na sua apresentação. Se o conteúdo dos slides for complexo (por exemplo: diagramas, gráficos, código-fonte, entre outros), vale apontar para o local em questão. A melhor forma (e mais prática) de fazer isso, é apontar com o dedo diretamente para a tela (tente não fazer isso a distância, ou só você saberá para aonde está apontando). Usar o mouse não é muito legal, mas pode ser usado em último caso.

Confira como formatar seus slides (consulte o manual em .pdf) e como fazer uma apresentação de dez minutos (consulte a apresentação de slides):

Manual Slides para TCC  TCC: Como fazer uma apresentação de Slides

Solicite nosso orçamento de tcc pronto