Image

O PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) é um trabalho que abrange algumas disciplinas da graduação — geralmente, 3 ou 4 disciplinas estudadas no bimestre (ou semestre). Em algumas instituições, podem ser solicitados mais de um PIM por vez, em um mesmo semestre. Você ainda tem dúvidas de como fazer o seu PIM? Confira as nossas dicas:

  • O PIM, geralmente, contém um manual específico com todas as informações necessárias para a sua elaboração — Leia este manual atentamente!
  • Faça anotações das explicações dos professores, elas serão muito úteis na hora de desenvolver o seu PIM.
  • Saiba pontuar somente informações relevantes da empresa analisada (como, por exemplo, apresentação da organização, principais serviços, fornecedores, concorrentes, clientes, estrutura organizacional, entre outros).
  • Lembre-se de concluir o trabalho com argumentos razoáveis, além de propor melhorias para a empresa analisada (se necessário).

O PIM, geralmente, expõe um caso em particular e pede que o aluno o resolva (faça um trabalho simples elaborado a partir do assunto proposto). Porém, também são solicitados relatórios ou estudos de caso (de empresas específicas).

O PIM não é difícil de ser elaborado, mas exige grande atenção do aluno: serão cobrados apenas os conhecimentos obtidos durante as disciplinas do semestre. Portanto, é de extrema importância que se leia atentamente os materiais de apoio utilizados em sala de aula.

Passo a passo para elaboração de um PIM:

Se você não tem ideia de como elaborar o seu PIM, confira o nosso guia com todas as informações necessárias para o desenvolvimento e formatação da pesquisa. É totalmente gratuito, basta clicar na imagem abaixo para ter acesso ao .pdf com o passo a passo. Confira!

 Guia PIM

 

Trabalhos Universitários - Solicitar orçamento para apoio em trabalho acadêmico, ajuda em como deixar o trabalho pronto como tcc, monografia, artigo científico e outros