A formatação no estilo APA (Associação Americana de Psicologia — American Psychological Association) não possui normas específicas para trabalhos acadêmicos (dissertaçãoteseTCC, entre outros), apesar de ser muito utilizada em cursos de graduação da área da saúde — sendo amplamente utilizada em outros países, principalmente, nos EUA e Canadá. As normas de formatação da APA são específicas para artigos de periódicos.

Porém, muitas instituições de ensino no Brasil requerem o uso da formatação APA nos trabalhos de conclusão de seus alunos — Nestes casos, é recomendado a utilização das normas da ABNT (confira mais informações sobre a ABNT, aqui) para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho. A APA deve ser utilizada somente na formatação de citações, referências, tabelas e quadros.

É possível encontrar manuais com os estilos de formatação APA — eles custam, em média, de R$ 70 a R$ 90 e são de grande auxílio para quem está desenvolvendo trabalhos de conclusão ou artigos para periódicos.

A Formatação APA

É comum a muitos estudantes no Brasil desconhecerem a Formatação APA, sendo mais solicitada a Formatação ABNT. É comum também que com alguns alunos no exterior tenham dificuldades com esta formatação, que é mais complexa que a ABNT.

Vale a pena lembrar que não apenas os cursos de Psicologia utilizam essa formatação, mas muitos outros também utilizam, principalmente no exterior.