Como escolher um tema?

A fixação do tema é o primeiro passo para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, exigindo algumas cautelas por parte do formando. A seguir, relacionamos algumas dicas que, certamente, irão contribuir para esta importante etapa. A seguir, veja dicas e informações importantes para a escolha correta do tema.

  1. Escolha uma área de interesse, à qual você se identifique e possua afinidades. Uma dica é optar por uma área na qual você tenha trabalhado, estagiado ou, ainda, na qual você veja uma possibilidade de trabalho ou especialização futura. Exemplo: no curso de direito, poderíamos selecionar a área de Direito Civil.
     
  2. Escolha um tema de interesse. Escolha um assunto pelo qual você se interesse. Se você não se interessar pelo tema, com certeza, ficará muito difícil estudá-lo para elaborar seu trabalho, bem como para defendê-lo perante a banca. Assim, quanto mais atração você tiver pelo tema, mais motivado você estará para desenvolver seu trabalho.
     
  3. Não se deixe levar pela opinião alheia, seja de amigos ou mesmo de seu orientador. Siga as dicas 1 e 2. Caso o orientar queira impor um tema para o desenvolvimento do trabalho de curso, lembre-se que a Portaria do MEC nº 1886 de 30/12/1994 afirma que: “para conclusão do curso, será obrigatória a apresentação e defesa de monografia final, perante banca examinadora, com tema e orientador escolhidos pelo aluno”.
     
  4. Nada impede que o assunto seja desconhecido. Entretanto, ficará muito mais fácil o desenvolvimento do trabalho se houverem bibliografias suficientes para sua fundamentação. Não se esqueça, ainda, que normalmente são exigidas, no mínimo, três obras que fundamentem sua idéia.
     
  5. Procure delimitar o tema. Quanto mais restrito, mais fácil o desenvolvimento da pesquisa, bem como a elaboração do trabalho. Por exemplo, no caso do Direito Civil. Não basta dizermos que o tema escolhido será “O direito do consumidor Novo Código Civil”. Devemos delimitar este tema, elegendo um dos elementos do direito do consumidor.
     
  6. Defina a problemática da pesquisa no tema do trabalho: Ao efetuarmos a delimitação do tema, surgem vários aspectos que podem ser abordados sobre aquele elemento delimitado. Assim, a problemática da pesquisa poderá ser evidenciada pelo tema do trabalho. Por exemplo: “A função social da propriedade”, ou “As limitações ao direito de propriedade”, ou “As formas aquisitivas da propriedade”, entre outros.

Se você, enfim, optar por um tema e durante o desenvolvimento chegar à conclusão de que não foi muito feliz na escolha, não se preocupe: o tema não é definitivo. Converse com seu orientador, exponha suas dificuldades e verifique, de acordo com o cronograma de entrega final na Universidade, a possibilidade de proceder a alteração.

One response on “Como escolher um tema?

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Dr. Britto. Dr. Britto said: Dicas para escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso (TCC ) http://ow.ly/1y28I [...]