Artigo Científico

Na vida acadêmica, são várias as atividades de pesquisa realizadas, tanto pelo corpo docente como pelo discente. Essas atividades resultam de trabalhos didáticos e científicos elaborados freqüentemente nas disciplinas, cursos ou em grupos de pesquisa. As atividades que se caracterizam como trabalhos didáticos resultam da interação cultural, pois permitem que o conhecimento seja reconstruído, na medida em que se tem acesso ao mundo culturalmente instituído. Os trabalhos científicos, por sua vez, resultam de um esforço de criação e elaboração de novos saberes, possuem uma natureza mais complexa e permitem que o conhecimento se renove. Outra diferença significativa entre os dois tipos de trabalho é o tratamento que se dá ao objeto de estudo no processo de sua assimilação, compreensão e construção.

Os trabalhos didáticos e científicos, muitas vezes, pelo nível de excelência que apresentam, são merecedores de publicação. As instituições de ensino, de maneira geral, e os cursos que a elas pertencem, em particular, dispõem de revistas especializadas para a publicação desses trabalhos produzidos por alunos e professores.

O que é o Artigo Científico?

Artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. Köche (1997, p. 149) afirma que “o artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão”.

Salvador (1977, p. 24) apresenta cinco razões para escrever artigos científicos. São elas:

1. Expor aspectos novos por nós descobertos, mediante o estudo e a pesquisa, a respeito de uma questão, ou de aspectos que julgamos terem sido tratados apenas superficialmente, ou soluções novas para questões conhecidas;
  2. expor de uma maneira nova uma questão já antiga;
  3. anunciar resultados de uma pesquisa, que será exposta futuramente em livro;
  4. desenvolver aspectos secundários de uma questão que não tiveram o devido tratamento em livro que foi editado ou que será editado;
  5. abordar assuntos controvertidos para os quais não houve tempo de preparar um livro.

O artigo é um meio de atualização de informações e por isso, enquanto fonte de pesquisa, jamais pode ser ignorado por alunos e professores no processo de busca e aquisição de conhecimentos.

Como podemos te ajudar?

Se você está com dificuldades em sua pesquisa de Artigo Científico e precisa de ajuda para deixá-lo pronto, ou não sabe ainda por onde começar, entre em contato com nossa equipe através de nosso sistema para verificar como podemos te ajudar de acordo com sua necessidade! Para isso, clique aqui.

Comments are closed.